terça-feira, 12 de julho de 2016

Mastectomia

A mastectomia é a remoção da mama através de uma cirurgia indicada para mulheres diagnosticadas com câncer de mama, mas a mastectomia também pode ser preventiva, isto é, ser realizada para diminuir o risco da mulher desenvolver o câncer de mama.

Mastectomia simples

Na mastectomia simples são retiradas somente as glândulas mamárias e a aponeurose no músculo peitoral maior. Ela é mais indicada em caso de carcinoma in situ (bem localizado) descoberto precocemente.

Mastectomia preventiva

A mastectomia preventiva consiste na retirada da mama como forma de prevenção do câncer de mama. Ela é indicada quando a mulher já teve um câncer de mama numa das mamas, como forma de prevenção da outra mama, ou para mulheres que apresentam elevado risco de desenvolver o câncer de mama.

Mastectomia radical

Na mastectomia radical retira-se toda a glândula mamária, o músculo peitoral e os linfonodos da região da axila. Na mastectomia radical modificada são retiradas as glândulas mamárias e a os linfonodos axilares e o músculo peitoral maior é mantido, neste caso ela é chamada de mastectomia radical modificada Patey e quando os músculos peitoral maior e menor são preservados, ela deve ser chamada de mastectomia radical modificada de Madden. 

Quando realizar a mastectomia

A mastectomia pode ser realizada quando:
  • A mulher apresenta elevado risco de desenvolver câncer de mama (mastectomia preventiva);
  • Como forma de prevenção para o câncer de mama na outra mama quando a mulher já teve câncer numa das mamas;
  • A mulher apresentar carcinoma in situ descoberto precocemente para evitar a progressão da doença;
  • Se a mulher apresentar histórico familiar de câncer de mama;
  • Como forma complementar do tratamento radioterápico e quimioterápico para o câncer de mama.
A mulher poderá fazer a reconstrução da mama através da colocação de implantes de silicone logo após a retirada da mama na mesma cirurgia, mas existem casos onde isto é desaconselhado e a mulher deverá esperar pela liberação do médico para que a reconstrução mamária possa ser feita. 
Após a mastectomia o tratamento deverá ser continuado com fisioterapia que vai atuar na imagem corporal da mulher e melhorar os movimentos dos braços, que diminuem seus movimentos por causa das cicatrizes da cirurgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário