quinta-feira, 21 de julho de 2016

Entenda o que é Pesquisa Clínica


Estudos clínicos, pesquisa clínica ou protocolos de pesquisa são os estudos de novos tratamentos conduzidos por profissionais de diferentes países e que envolvem pacientes com alguma determinada doença para investigação detalhada do comportamento da doença e do tipo de tratamento que se realiza com o intuito de demonstrar a eficácia, efetividade e segurança do tratamento que recebem. Um estudo clínico somente é feito quando existe alguma razão para acreditar que o novo tratamento pode ser benéfico e de valor para o paciente.
No caso do câncer os estudos clínicos oferecem tratamentos que visam a cura da doença, tratamentos para câncer avançado e tratamentos de apoio para o controle e prevenção de sintomas.
Os estudos clínicos servem para que os médicos entendam se o novo tratamento é de utilidade, se é mais eficaz que o tratamento que está sendo utilizado atualmente, se haverão efeitos secundários e que pacientes têm maiores probabilidades de beneficiar-se desse tratamento.
Os participantes de pesquisa clínica são convidados ao estudo e assinam um termo de consentimento livre e esclarecido para serem incluídos no estudo. O paciente que participa de pesquisa clínica pode deixar o estudo a qualquer momento sem que existam represálias a esse respeito por parte do médico que conduz o estudo ou de seus colaboradores. Entretanto durante o estudo podem aparecer efeitos indesejados do medicamento que está sendo estudado o que eventualmente pode representar um risco para o paciente. Os estudos estão desenhados para descobrir isso, mas, vale lembrar que até os tratamentos já consagrados também produzem efeitos secundários.
Sendo uma decisão do paciente a participação em um protocolo de pesquisa a sua saída não interferirá com a obtenção de atendimento médico fora do estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário