quinta-feira, 14 de julho de 2016

A psicodiagnóstico usam métodos para ajudar pacientes em fase de tratamento

No psicodiagnóstico é feito uma breve entrevista
No psicodiagnóstico é feito uma breve entrevista

Psicodiagnóstico é considerada a área de entrada para um possível tratamento onde se compreendem a personalidade de cada paciente, e para que isso seja realizado usam se de métodos de entrevista semidirigida, técnicas projetivas.

No psicodiagnóstico é feito uma breve entrevista na qual, no momento dessas conversar com o paciente, o psicólogo ele passa há descobrir um pouco mais sobre o cliente.

Segundo VAN KOLCK (1984), as técnicas projetivas devem ser consideradas como um instrumento para o diagnóstico psicológico. Ele defende que uma técnica não vai trazer em si o diagnóstico, mas poderá representar importante contribuição. Outros procedimentos como observação e entrevistas, também devem ser considerados.

Como diz Almeida & Prado (1999), "As entrevistas são um instrumento de grande importância nesse processo, pois a partir delas buscamos conhecer tanto a vida do paciente, quanto os dados sobre o seu estado mental naquele momento. Têm como objetivos a investigação, o diagnóstico, a psicoterapia e o prognóstico.".

O processo da psicodiagnósticos pode levar em média de cinco a seis sessões, pois são testes complicados, indicações terapeutas na qual beneficia tanto o paciente e a família. Entretanto como se diz Almeida – Prado "O psicodiagnóstico deve ser valorizado por favorecer a abertura de um espaço para reflexão, espaço interno essencial para manter a experiência viva."

Nenhum comentário:

Postar um comentário